quarta-feira, 28 de setembro de 2016

A 1ª semana da Fall Season 2016 – Os sucessos, fracassos e o que vale a pena assistir



A Fall Season 2016 começou oficialmente na semana passada, e já dá para ter uma noção do que será das novas séries que estrearam este ano. 2016 começou relativamente bem para a grande maioria dos programas, sejam veteranos ou estreantes, mas alguns deles já estrearam na zona de perigo por causa da baixa audiência. Abaixo vou comentar brevemente os destaques – positivos e negativos – que a primeira semana da Fall Season 2016 nos proporcionou.

Vale lembrar, porém, que as séries da CW ainda não estrearam, e, mesmo que uma série tenha se saído muito bem na primeira semana, não quer dizer que ela irá conseguir segurar sua audiência. Game of Series começou, quem vai sobreviver?

Sucessos



O maior sucesso da temporada atende pelo nome de This is Us, da emissora NBC. A série é um drama sobre pessoas comuns enfrentando problemas cotidianos, e registrou 2.8 na demo em sua Series Premiere. E a série ainda conseguiu se manter forte na segunda semana, caindo apenas dois décimos, e ficando com 2.6. A NBC não perdeu tempo e já encomendou novos episódios, garantindo uma temporada completa de 18 episódios para a série. Ainda na NBC, The Good Place, comédia estrelada pela sempre ótima Kristen Bell, registrou 2.3 na demo em sua exibição dupla na segunda-feira pós-The Voice. A série, no entanto, caiu consideravelmente ao exibir o seu terceiro episódio inédito na quinta-feira – dia normal em que será exibida –, marcando 1.4 na demo. A queda ainda não é motivo de preocupação, e, se conseguir se manter nessa média, será facilmente renovada. Ano passado a NBC teve muita dificuldade com sua programação original, registrando números abaixo de 1.0 na demo nesse mesmo dia.

Já na ABC, a estreia que se destaca é a da série Designated Survivor, que marca o retorno do ator (o eterno Jack Bauer para as telinhas). A série marcou 2.2 na demo, o que é uma alta considerável se compararmos com o que Nashville registrava no mesmo spot ano passado. Na Fox, Lethal Weapon também registrou 2.2 na demo, sendo exibida às 20h.

A CBS parece ser a que mais emplacou sucessos neste começo da Fall Season. Kevin Can't Wait, nova sitcom da emissora, conseguiu reter boa parte da audiência de The Big Bang Theory, alcançando 2.6 na demo. A estreante Bull conseguiu surpreender com 2.2 na demo, e manteve-se forte na segunda semana, registrando 1.9, uma queda de apenas três décimos. Mas a maior surpresa de todas foi mesmo a audiência de Macgyver, o reboot do personagem icônico marcou 1.7 na demo, o que é ótimo para uma série exibida às sextas. O sucesso da estreante conseguiu até mesmo alavancar os números da veterana Hawaii Five-0, que registrou 1.4 na demo com o seu retorno (ano passado, a série teve uma média de 1.1).

DVR +3 — Algumas dessas séries conseguiram se destacar com o DVR – que conta com os espectadores que assistiram tal episódio três dias depois de sua exibição ao vivo. Tanto The Good Place quanto Kevin Can't Wait ficaram com 3.3 na demo depois de somado o acréscimo, crescendo 1.0 e 0.7 na demo, respectivamente. Na exibição de quinta, The Good Place cresceu 0.6 na demo, totalizando 2.0. Gotham, Lucifer e Blindspot registraram 2.0, somando ambas 0.7 na demo original. Em resumo, segue outros destaques: Empire (+1.3 = 5.5), This is Us (+1.4 = 4.2) Designated Survivor (+1.5 = 3.8), Grey's Anatomy (+1.1 = 3.6), Lethal Weapon (+0.7 = 2.9), Bull (+0.7 = 2.9), How to Get Away with Murder (+1.1 = 2.5), Macgyver (+0.8 = 2.5), The Blacklist (1.0+ = 2.3).

Fracassos



Este ano foi uma surpresa ver que nenhuma das novatas entregou números desastrosos, mas algumas delas já se encontram em sua situação difícil. Na ABC, Notorius não conseguiu se beneficiar do lead-in de Grey's Anatomy e registrou apenas 1.1 na demo. Não é uma péssima audiência, mas temos que levar em consideração a típica queda nas próximas semanas, o que rapidamente deixará a estreante na zona vermelha. Além do mais, o seu desempenho fraco por ter prejudicado um pouco a veterana How to Get Away with Murder, e a ABC já deve estar olhando o caso com bastante atenção.

Outra emissora que sofreu com números baixos foi a Fox, que viu sua veterana Rosewood afundar sem o apoio de Empire. A estreia do segundo ano registrou 0.7 na demo, o que é baixo até mesmo para os padrões do canal – sem contar que a série não tem força em DVR. The Exorcist também teve uma estreia morna na sexta-feira, marcando apenas 1.0 na demo – o que não é ruim, se considerarmos o dia, mas a série não pode se dar o luxo de perder muito desses números, ou o cancelamento será iminente (apesar de estar sendo tratada como uma espécie de "series event", sabemos que eles sempre miram na possibilidade de mais um ano).  Pitch é outra novata que não conseguiu atrair uma grande audiência, marcando apenas 1.1 – o que é mais preocupante por estar sendo exibida em um dia "normal". Scream Queens conseguiu 1.0 em seu primeiro episódio, perdeu 0.3 na segunda semana, o que a coloca ao lado de Rosewood. As únicas coisas ao seu favor são o peso do nome Ryan Murphy e o bom desempenho de seus números em DVR, mas essa é outra série que não pode se dar ao luxo de perder o que já tem.

DVR +3 — Agents of SHIELD (+0.9 = 2.0), NCIS: New Orleans (+0.6 = 2.0), New Girl (+0.5 = 1.7), Notorius (+0.5 = 1.6), Pitch (+0.5 = 1.6), The Exorcist (+0.5 = 1.5), Scream Queens (+0.5 = 1.5), Brooklyn Nine-Nine (+0.4 = 1.5), Rosewood (+0.3 = 1.0).

O que Vale a Pena Assistir?



Ainda não tive tempo de assistir todas as novatas que tive interesse, mas achei ótima a série The Good Place. Traz uma história diferente, te surpreende a todo momento e desde cedo conseguiu criar suas próprias piadas originais, montando bem não só a mitologia da trama como também reforçando a identidade a produção. Já falei várias vezes "forking" e "bullshirt" com meus amigos, e é tão viciante que falei até com quem não assistia a série – e eles não entenderam nada (Há!). The Exorcist também conseguiu me surpreender! Esperava uma grande bomba, mas a série optou por seguir o seu próprio caminho, afastando-se do clássico absoluto do gênero, o que acredito que ter sido uma excelente escolha. A série pode construir sua própria identidade, sem ficar à sombra do filme. Não senti medo em nenhum momento, mas me surpreendi com seus minutos finais, que trazem uma reviravolta maravilhosa que promete mudar o tom da história.

Ainda não assisti Macgyver, mas irei dar uma chance; só não tive o tempo. E This is Us, que não pretendo acompanhar – por enquanto –, parece estar recebendo muitos elogios da crítica, que destaca o roteiro bem amarrado e comovente. Acredito que seja uma boa opção para quem gosta de uma trama dramática; peguem os lenços e sigam em frente.

Dentre as veteranas, estou amando o retorno de Lucifer, Gotham, How to Get Away with Murder e, claro, Grey's Anatomy, que sempre consegue me desestabilizar. Scream Queens também merece uma destaque por toda reformulação no cenário e as diversas cenas impagáveis que apresentou na Season Premiere. Ainda assim, quem não curtiu a primeira, certamente não irá mudar de opção com a loucura desta segunda, então para que ficar sofrendo quando o que não falta são opções? Se busca uma boa comédia, Superstore é a melhor opção. A série é sensacional, humor rápido, personagens carismáticos e poucos episódios, o que é ótimo para maratonar.


Enfim, queridos, essas são as primeiras impressões desta nova Fall Season que tem tudo para surpreender. Deixem-me saber as suas opiniões. Quais séries merecem destaque? Quais estreias te surpreenderam e/ou decepcionaram? E, claro, qual está sendo sua queridinha atualmente? Fiquem ligados porque a temporada apenas começou, e acredito que virá muita coisa boa por aí.
Compartilhe
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Comentários
2 Comentários

Comentário(s)

2 comentários:

  1. adoro seu site, nosso gosto é muito parecido. senti falta de vc falar do AHS Roanok; Agora q to maratonando Greys anatomy pq pensei q acabaria na 12T estou na 8T ainda...
    quanto as outras series vou ver so flash (ano q vem ainda kkk) Walking dead ja deu, ta esticando e besteirando.....
    são tantas series pra tentar acompanhar, impossivel pra mim ver mais que 4.
    Parabens pelo site

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também senti falta de Roanoke. Estou gostando bastante do formato dessa temporada, está me deixando bastante intrigado.

      Achei que How to get... fosse conseguir uns números mais significantes que esses, porém não está ruim a audiência.
      O meu medo é The Exorcist ser cancelada, 1.0 na demo é muito pouco, para mim, espero que consiga subir esses números nos próximos episódios.

      Excluir