domingo, 25 de maio de 2014

[Crítica] Hannibal - 2x13: Mizumono (Season Finale)


Não preciso de um sacrifício.

Review:
(Spoilers abaixo)

Hannibal fugiu. Sinceramente, não sei se eu esperava isso. Ou melhor, acho que bem lá no fundo eu esperava, sim. Uma série como essa, explosiva, emocionante, audaciosa, enfim... sensacional, não poderia ter um season finale fácil e previsível, ainda mais se tem a intenção de fazer uma terceira temporada ainda melhor.

Pois bem, tivemos surpresas. Quando digo surpresas, pode-se saber que não são apenas surpresas. Nada daquelas coisas absurdas que cospem na nossa cara, como se não tivessem mais nada para fazer e aquilo fosse a alternativa mais fácil, pensada em última hora. Nada. Estou falando é de plot twist. Plot twist do nível (ou quase) de filmes como Psicose, O Sexto Sentido e Os Outros.

Ver Bedelia sentada ao lado de Hannibal no avião foi de fazer cair o queixo. O quê? Isso aconteceu de verdade? Mas a mulher não estava aterrorizada? Hannibal não foi até a sua casa para matá-la, quando esta aparentemente havia lhe virado as costas? Ela não havia fugido e nem queria ser encontrada? Ela estava fingindo esse tempo todo? Só perguntas e mais perguntas...

Abigail está viva! Essa, talvez, alguns já suspeitavam, mas como ela havia perdido a orelha, as possibilidades eram bem remotas. Mas sim, ela estava viva e Dr. Lecter fez questão de mantê-la – provavelmente com muita lavagem cerebral, hipnose, entre outras coisas – só para ter o gostinho de tirar a sua vida na frente de Will, como que para fazê-lo sofrer a sua perda novamente.

Se a resolução dos problemas era a caça, de uma forma ou de outra, esta acabou sendo obtida. O canibal sabia de todo plano e, aparentemente, estava jogando com Will e Jack. Temos a famosa cena do jantar, que culmina numa luta e em eventos antes desconhecidos, mas que veem a tona numa sequência de tirar o fôlego. Sabíamos que toda a temporada levaria a essa cena, mas isso nunca diminuiu a tensão do público, ao contrário, a alimentou. A tensão foi crescente ao longo dos episódios e atingiu o limite nesta season finale, ainda mais com o som de tique-taque, colocado propositalmente ao decorrer do episódio, para sinalizar que o tempo estava se esgotando. Genial!

Quebrados, ensanguentados e dizimados. Alguma outra palavra para descrever o estado dos heróis perante a Hannibal ao término do episódio? Jack, Will e Alana foram deixados praticamente destruídos e com seus futuros incertos. Mas convenhamos, pelo menos dois vão sair vivos. Se alguém vai morrer, já sabemos quem será. Uma personagem não muito amada por mim, mas que conquistou um pouco de simpatia em suas últimas cenas. Se morrer, Alana terá partido com a sua missão cumprida.

Possibilidades para a terceira temporada não param de surgir em minha mente, mas nada suficiente para ser colocado no papel, já que esse final “mindfuck” literalmente fodeu com tudo. Hannibal jogará com eles à distância? Ele voltará? Não temos respostas, só perguntas. Não adianta nem recorrer aos livros e filmes originais, pois a história está diferente, tirando algumas alusões feitas em alguns episódios.

Por fim, como era de se esperar, Hannibal chega ao fim de sua brilhante temporada, superando as nossas expectativas e inundando a nossa mente com dezenas de perguntas, deixando-nos ainda mais ansiosos pela sua continuidade e para ter Hugh Dancy e Mads Mikkelsen enchendo nossos olhos novamente com suas brilhantíssimas atuações. É isso, 2014 já pode acabar. Sentirei falta da série, assim como também sentirei falta de comentá-la, mas em breve retornaremos. Até a próxima!
Compartilhe
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Comentários
4 Comentários

Comentário(s)

4 comentários:

  1. Eu só queria entender, onde a arma que Will tava segurando foi parar, deveriam ter feito ao menos alguma luta entre os 2,
    Agora o Will deixar ser esfaqueado com uma arma na mão foi decepcionante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, tô me perguntando isso até agora...

      Excluir
  2. Eu só queria entender, onde a arma que Will tava segurando foi parar, deveriam ter feito ao menos alguma luta entre os 2,
    Agora o Will deixar ser esfaqueado com uma arma na mão foi decepcionante

    ResponderExcluir
  3. Ameiii e odieiiiii!!!! a SERIE ARRASSAA!! Sem palavras. Agora PQP. O jack e a alana vao morrer, o Will e a Abigail vão sobreviver,para mim
    é sem sentido os produtores a trazem de volta 2 VEZES e a matarem,nao aceito. E o alce representa a morte da relação do Will e do Hannis.
    Bedelia "bitch" du Maurier.
    Também achei sem sentido o Will nao atirar no Hannis. Eu metei umas 5 balas.kkkkkk

    ResponderExcluir