domingo, 18 de maio de 2014

[Crítica] Hannibal - 2x12: Tome-wan


A resolução dos problemas é a caça.

Review:
(Spoilers abaixo)

Que episódio foda! Porra, quantas surpresas! Quantas informações! Hannibal chega ao fim de mais uma brilhante temporada, e em seu penúltimo episódio, já nos deixa com gostinho de quero mais.

Esse episódio poderia tranquilamente ser o season finale, pois este amarra bem os acontecimentos, deixando no ar apenas o necessário para a próxima temporada. Se fosse o season finale, eu estaria feliz, mas não seria possível, pois contraria a primeira cena da temporada. Para quem tem a memória ruim, estou falando da luta entre Jack e Dr. Lecter.

O episódio já começa com uma discussão entre Hannibal e Will, onde o último pergunta ao canibal se este deseja comer Mason Verger. Dr. Lecter simplesmente responde que tenta sempre comer os rudes e, de quebra, pergunta a Will se este o fará companhia à mesa. Essa conversa, praticamente, banha todo o episódio, pois efeitos da mesma serão vistos até o último segundo.

Jack está frustrado com a falta de ímpeto na investigação. Will, por sua vez, diz que Dr. Lecter não lhe ofereceu nada além de trocadilhos e insinuações. Se pararmos pra pensar, é verdade, pois Dr. Lecter em nenhum momento confessou seus crimes à Will, apenas os reconheceu, jogando verde. Suas conversas são tão metafóricas que até conseguem confundir a cabeça de qualquer pessoa. É tanta inteligência que dá pra vender. Will tenta acalmar Jack, dizendo que prenderá Dr. Lecter quando este tentar matar Mason. Uma pescaria com uma isca perfeita. Will só não esperava que Jack tivesse outra carta na manga: Bedelia Du Maurier.

Fui pego de surpresa, pois não esperava um retorno da psiquiatra à série. Ao ser interrogada por Will, ela confessa que matou um paciente, por influência de Dr. Lecter, mas de certa forma, em autodefesa. Questionada se foi coagida pelo canibal, Bedelia deixa bem claro que o que Dr. Lecter faz não é coerção e sim, persuasão.

Jack tem um jantar com Hannibal e, por alguns segundos, cheguei a achar que ali seria o tão aguardado momento da briga. Mas como esperado, me enganei, foi apenas mais um jantar com um cardápio metafórico.

Creio que o clímax do episódio se dá quando Hannibal é sequestrado por Mason, que o deixa pendurado e sem a menor chance de defesa. Mason o oferece para Will, que opta por soltá-lo. Segue-se uma rápida cena de ação onde Will é nocauteado e ao recobrar os sentidos, se vê sozinho no galpão. Obviamente, Hannibal conseguiu dar a volta por cima e, numa cena digna de Jogos Mortais, faz Mason se cortar e oferecer partes de seu corpo aos cachorros de Will, que chega a tempo de presenciar a cena. Deve ter sido no mínimo frustrante pois Will queria prender Dr. Lecter quando este tentasse matar Mason, mas o que fazer quando o próprio se automutila? Enfim, isso não é um assassinato nem de longe, ainda mais porque Mason saiu vivo, e quando Jack lhe interroga tentando obter alguma confissão que incrimine Hannibal, este diz que apenas tropeçou e caiu, e que os porcos foram responsáveis pela sua mutilação. Jack sai e dá lugar à Margot, que aparentemente, fará uma bela vingança, já que o irmão se encontra debilitado.

O episódio termina com mais um diálogo impactante, que como eu disse, poderia encerrar a temporada. Mas, felizmente, temos mais um e estou muito ansioso para este. Ansioso ainda mais para a terceira temporada. Ansioso para saber o que vai acontecer. Enfim, até a próxima!
Compartilhe
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Comentários
1 Comentários

Comentário(s)

1 comentários:

  1. Acabei de assistir o episódio!E porra foi foda!Você resumiu tudo em uma frase. Hannibal é uma série que me conquista de forma diferente, ela é metaforicamente visceral, e a genialidade subjetiva é demais! Ela é um paradoxal, ao mesmo tempo em que a amo a odeio. Então essas constantes apareceram todas neste episódio. E lembra a cena do segundo filme de Hannibal, essas alusões que eles tem feito ao longo desta segunda temporada, tem deixado a série mais amada.
    Pam.

    http://conversapraiaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir