terça-feira, 1 de abril de 2014

[Crítica] The Walking Dead - 4x16: A (Season Finale)


"Aqueles que chegam, sobrevivem."

Review:
(Spoilers Abaixo)

Apesar de não estar em seu auge, The Walking Dead bateu mais um recorde de audiência - como de costume. Essa Season Finale foi assistida por 15,7 milhões de telespectadores no total, sendo 10,2 milhões adultos de 18 a 49 anos (público alvo dos patrocinadores). Esses números fazem deste episódio o maior de toda a série. É monstruoso se considerarmos as demos da televisão aberta não conseguem nem metade disso - como é o caso da muito bem sucedida The Big Bang Theory. Particularmente, tiro o chapéu para o status que a série adquiriu, ainda que não tenha gostado tanto desse final de temporada - assim como o anterior.

Já deixei muito clara a minha opinião a respeito da segunda metade dessa temporada, então não me estenderei muito sobre esse assunto. Ainda mantenho minha posição sobre a enrolação. Os roteiristas seguraram a trama para só apresentar Terminus como um gancho para a próxima temporada. A temporada terminou com muitas perguntas sem resposta (Beth, cadê você?); alguns dos personagens não apareceram (Carol, você está mesmo perdoada, né?); e, principalmente, deixando tudo para o próximo ano, como já era de se esperar. A única coisa que teve sua conclusão foi o desfecho do grupo que o Daryl havia se juntado.

Basicamente foi o maior momento do episódio em si. Não houve muita brutalidade, apenas a sugestão do que iria haver. Carl sendo contido pelo pedófilo foi extremamente tenso, e provavelmente necessário para que esse novo Rick surgisse das trevas. Adoro essas viradas determinantes do personagem. Assim como a Carol, Rick se estabelece como um dos personagem com o desenvolvimento mais significativo da série. Muita gente estava esperando o seu lado negro aflorar - desde o confronto na prisão, mas os roteiristas têm sido inteligentes ao quebrá-lo lentamente.

Já tivemos diversos momentos de tirar o fôlego onde o Rick deixou de ser aquele líder compreensivo que deseja salvar e agradar a todos. Dentre eles, os meus favoritos são "This is not a democracy anymore" e "Shit happens". E, nesse episódio, temos outra cena marcante - ainda que não acompanhada de uma frase de efeito. Na verdade, a cena teve um impacto tão grande que o silêncio foi a melhor escolha dos espectadores. Ver o personagem encostado no carro, coberto de sangue, desperta algo nos espectadores. Essa é uma cena importante - tanto que o episódio abriu com ela. Acredito que essa quinta temporada irá focar o lado negro do Rick (o que é confirmado no primeiro pôster da nova temporada), ainda mais agora que ele terá que lidar com pessoas que já perderam sua humanidade há muito tempo.

E, por falar nessas pessoas, o que vocês acharam de Terminus? Nada ficou concreto, mas há muito o que se especular. A primeira questão é que praticamente foi confirmado que os moradores de lá realmente são canibais. Em uma cena rápida - enquanto o grupo do Rick está tentando fugir dos tiros - vemos um lugar cheio de rostos humanos. E o churrasquinho que nunca acaba também dá o toque que nossa imaginação precisava para completar a história. Muitos afirmam que o título do episódio, A, fazia alusão à Alexandria, mas, na verdade, se refere ao contêiner que o grupo do Rick foi obrigado a entrar.

Enfim, continuo minha relação de amor e ódio pela série. Obviamente não consigo largar, e eu genuinamente gosto de quando ela não vai de acordo com os meus desejos, porque posso apresentar minha visão para vocês - e, assim, estabelecer uma boa linha de discussão. Não houve nenhuma morte chocante no episódio, o que não é uma coisa ruim - ainda mais se lembrarmos da morte revoltante da Andrea na Season Finale passada. Gostei de ter visto os flashbacks, apesar de desnecessários. Serviu para nos deixar saudades do Hershel e uma tristeza por todo o sofrimento que os nossos heróis ainda irão passar. Nos vemos em outubro!

PS. Os atores Alanna Masterson (Tara), Christian Serratos (Rosita) e Andrew J. West (Gareth) foram promovidos ao elenco regular para o quinto ano da série. Muito feliz pela Tara. Gosto da personagem!
Compartilhe
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Comentários
6 Comentários

Comentário(s)

6 comentários:

  1. Gostei bastante dessa season finale, diferente da passada que foi terrível.
    Fiquei com os nervos a flor da pele na cena em que Gareth manda os quatro para o contêiner, passei essas cena inteira achando que a qualquer momento Carl levaria um tiro, não gosto do personagem, mas séria horrível para o Rick.

    Beth não pode ter sido devorada pelos canibais sem ter mostrado, tomara que ela volte com tudo, e que tenha encontrado Tyresse e Carol.

    Então, até Outubro!

    ResponderExcluir
  2. Também fiquei com os nervos a flor da pele na cena em que mandam os quatro para o contêiner, achei que seria a vez do Carl passar dessa para a melhor...
    Enfim, mas espera a mais dessa Season Finale. Entretanto, confesso que houveram cenas tensas e que me prenderam a atenção. Parecia um episódio qualquer...

    ResponderExcluir
  3. Foda quando se lê critica de quem não lê HQ.
    spoiler
    Abraham, Eugene e Rosita era certo que seriam personagens fixos devido a adaptação do arco de Alexandria.
    Desculpe mas o que você não percebe que mesmo em meio a tudo isso Rick ainda não perdeu sua humanidade e nem sua bondade, apesar de sempre confrontado devido a isso.
    A ultima fala do episódio para qum lê a hq sabe o que vem por ai, a pergunta que fica é se usarão os canibais que foram uma passagem bem rápida sem enrolar ou farão uma temporada toda em cima daquilo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foda e você compactuar com as ações em massa de ser insensível, cruel e um verdadeiro idiota nos feedbacks da internet em geral, vindo aqui e escrever em um tom supostamente arrogante, transparecendo "superioridade", apenas por que le uma HQ sobre The Walking Dead. A série e a série de TV. A HQ é a HQ

      Excluir
    2. Sem contar que ele sequer falou do Abraham e Eugene. Além disso não é necessário ler as HQ´s pra saber que esses serão personagens importantes na história. Eu não leio e sabia, além disso eles poderiam muito bem decidir matar qualquer um deles. Ou não???

      Excluir
  4. Pra mim, o povo do Terminus usam as pessoas pra fazerem rituais...
    Tipo, oferenda a deuses/demonios pra acabar com esse apocalipse.

    ResponderExcluir