quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

[Crítica] Teen Wolf - 3x18/19: Riddled / Letharia Vulpina

Não confie em uma raposa.

Review:
(Spoilers Abaixo)

De tanto falar o quanto esta temporada de Teen Wolf está me surpreendendo, prometi a mim mesmo que não deixaria minhas análises ficarem repetitivas. Mas vocês sabem como funciona. A gente ama um episódio, pensa que nada mais poderá abalar nossas estruturas, até que chega segunda-feira e Teen Wolf nos deixa completamente estirados na BR. É como uma bipolaridade positiva que sempre nos obriga a achar um episódio melhor que o outro. Bom, se tratando de Teen Wolf, não há nenhuma novidade nisso. Mas vira e mexe eu fico me perguntando: Por que essa série é tão perfeita? Tenho certeza que muitos de vocês vão dormir pensando o mesmo.

Devido a alguns problemas pessoais (carregador de notebook é a treva), não pude fazer uma review antecipada para os dois episódios em questão, então teremos que nos contentar com uma análise dupla – porém completa – de tudo o que rolou nas ultimas semanas. Acreditem, não é pouca coisa. E talvez nosso humilde coração saia desnorteado depois de lembrar tudo.
O primeiro episódio foi intitulado como Riddled, que no nosso português bem dizido, seria algo do tipo “enigmático”. A princípio, isso não diz muita coisa, mas definitivamente teve tudo a ver com o episódio. Quando Stiles desaparece no meio da noite e liga para Scott, a cidade inteira (nem exagerei) decide começar uma busca antes que a noite mais fria do ano o deixe hipotérmico. O problema é que a bateria do seu celular, o único meio de comunicação que o ligava ao “mundo externo”, era consumida a cada ligação.

E onde ele estava? É claro, isso era um enigma. Stiles ligou dizendo que parecia estar no porão de uma indústria por causa das máquinas ao seu redor, mas não era tão simples quanto parecia. Apesar da nossa Banshee ter levado a todos no porão do hospital psiquiátrico onde Barrow foi internado, Stiles estava dormindo na caverna onde Malia – a werecoyte – passou oito anos de sua vida. É até um pouco poético se pararmos pra pensar nessa história toda. Stiles acreditava que estava no porão de uma indústria, assim como um bêbado pode chegar em casa e acreditar que o cesto de roupas é um banheiro, de acordo com Agent McCall. Então, este acontecimento deve constar como o primeiro enigma do episódio.

O segundo foi a pressão psicológica na mente de Stiles, que ficou o tempo inteiro tendo visões com uma criatura cheia de ataduras no rosto que sempre perguntava a mesma coisa. “O que todos nós temos, mas nenhum de nós pode perder?”. Eu diria medo, mas a resposta certa é Sombra. Só não sei se responde-la pode ter sido uma boa ideia, já que Stiles imediatamente foi possuído completamente pelo Nogitsune e fugiu do hospital enquanto deixava os amigos lidando com um fio de alta tensão possuído.
O episódio termina com Kira-Sensei sendo atacada por esse mesmo fio assassino arretado, deixando a resolução do caso para o 3×19: Letharia Vulpina. Este sim pode ser considerado um dos melhores episódios da Temporada 3B, ganhando até mesmo de alguns das 3A, que eu idolatro tanto. Riddled estava mais ligado ao emocional, ao Stiles vulnerável, que partiu nosso coração em mil pedaços quando descobriu que tinha a mesma doença degenerativa da mãe. Mas Letharia Vulpina não perdeu tempo. Já começou mostrando ação, beirando a morte e trazendo novos conceitos para desenvolver a ideia da temporada.

Depois de conter o desastre em frente ao hospital que deixou muita gente ferida (meu senhor, proteja esse werepuppy), dois dias se passaram sem que alguém tivesse notícia do Stiles. Tudo o que sabiam era que o Nogitsune estava mesmo dentro dele e que tinha causado todas as mortes. O motivo? Ainda é um mistério. Mas sabemos que estamos no meio de uma guerra de raposas com super poderes, então, no final, tudo o que vemos no Naruto e em Sakura Card Captors pode acontecer. Ter uma base sobre a mitologia japonesa é muito importante pra não boiar na hora em que a história não puder parar e dar uma explicação.

Bem, no caso do telespectador, que somos nós, fica fácil saber o caminho que a série está seguindo. Já os personagens… Não podemos dizer o mesmo. Vimos que Stiles foi possuído, causou maior babado no hospital e depois fugiu. Mas quando ele reaparece, o que todos pensam? É claro, que Stiles estava de volta e que também tentava lutar contra o Nogitsune. Será possível que a definição de “possessão demoníaca” esteja diferente nos dicionários de Beacon Hills? Porque se não fosse isso, acho que todos estariam bem e saudáveis curtindo as praias da California. Isso com certeza é melhor que beirar a morte.
O fato é que Stiles estava possuído o tempo inteiro, mesmo quando parecia tão inocente quanto sempre foi. Isso acabou dando a ele uma enorme vantagem para continuar assassinando as pessoas enquanto mais Onis eram preparados. Primeiro as pessoas no hospital, depois o treinador, depois alguns policiais na delegacia onde o Nogitsune colocou a bomba. Tudo isso foi bastante impactante e com certeza vai nos ajudar a decidir, no final, qual episódio lacrou mais o dito cujo das inimigas. Só queria saber um pouco mais sobre a criação dos Onis. Beleza, eles saem do Nemeton assim que um Kitsune sacrifica uma cauda sua. Porém, sendo o Nogitsune uma criatura da espécie, isso não quer dizer que ele pode criar quantos Onis quiser para ajuda-lo? Bem, vamos esperar pra ver.

Agora, ninguém pode negar que o Dylan está carregando o bom trabalho da série todinho em suas costas. O cara simplesmente humilhou na atuação do início ao fim, e tanto no episódio anterior quanto em Letharia Vulpina. Tem gente que pensa que o Dylan é apenas mais um rostinho bonito que teve a sorte de interpretar ele mesmo em um seriado, mas cara, depois de assistir aos ultimos episódios, quem pode negar ele tem talento? Deveriam parar de entregar Emmys ao elenco de American Horror Story e The Walking Dead pra dar uma chance aos novatos. Porque neste caso em especial, um deles merece ter o trabalho reconhecido, mesmo que o público em geral costume subestimar séries adolescentes.

Voltando a narrativa do episódio, só tenho uma coisa a acrescentar: Como pode terminar desse jeito, querido pai eterno? Como assim injetaram LV no Stiles e ele pode morrer? Isso não se faz, hein tio Jeff! Agora vamos ter que ficar aqui esperando segunda chegar pra esse aperto no peito deixar nossa alma. Pelo menos tivemos uma batalha épica na chuva, que eu ansiava desde o trailer; além de mostrar sorrateiramente que a série está caminhando para o apocalipse. Quando olho pra trás e vejo o que já passamos, sinto que evoluímos o suficiente pra eu me orgulhar de fazer parte desse fandom. A cada dia, a cada semana e a cada episódio. Eu só espero que isso dure, porque eu costumava colocar The Vampire Diaries no mesmo pedestal até a série despencar. Bem, acho que só nos resta rezar o pai nosso.

Lose Your Mind:
  
- Cenas Pydia? Eu aprovo. Malia filha do Peter? Eu me choco. Allisson ownando Peter? Eu aplaudo. Talia escondendo a existência da filha do irmão? Eu me pergunto, será que existem membros sinceros na família Hale? Hoje no Globo Repórter.

- Não gostei de ver o Deaton saindo como o maioral dessa história, mas é só porque ele pretende fazer mal ao Stiles. Se a única maneira de livrar a cidade do Nogitsune é matando o hospedeiro, caro Deaton, morra antes de conseguir usar suas macumbas.

- Como viver sabendo que Isaac ta naquele hospital sem poder usar a cura de lobisomem? Elena Gilbert disse que não pode, não pode, não pode.

- A interação entre o Chris e o Derek foi bem legal. Espero que encontrem algum serviço, porque de vítima já basta os coadjuvantes.

- Quantas caudas a mãe da Kira vai precisar sacrificar pra se livrar do Nogitsune? Gente, cauda não dá em árvore, economiza essa bagaça.

- Confesso que chorei na cena do abraço entre Scott e Stiles. Poxa, não é só o Scott que vai ficar desolado. Ninguém está preparado pra perder o Stiles, essa é a grande verdade =\


PS: Para quem não sabe, sou administrador da Beacon Fails High School, uma página no Facebook voltada a Teen Wolf para Humor, notícias e entretenimento. Vocês podem acessar a página clicando aqui ou na imagem abaixo:
https://www.facebook.com/BeaconFailsHigh
Compartilhe
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Comentários
3 Comentários

Comentário(s)

3 comentários:

  1. Eu acho que faltou pouca informaçao,você poderia destacar mais sobre os personagens que apareceram e a cena dethan e valeria mais apenas se você tivesse separado os dois.Mas nao posso deixar de destacar os ultimos conteudos do seu blog que são exepcionais e tambem não sei se você fica ocupado com escola e trabalho porque nosso futuro tem que estar na frente então é isso.

    ResponderExcluir
  2. Tô querendo saber como que as raposas conseguem os rabos...

    ResponderExcluir