quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

[Crítica] Supernatural - 9x08/09: Rock And A Hard Place / Holy Terror (Mid-Season Finale)


Confiando nas pessoas erradas. Afastando as certas.

Review:
(Spoilers Abaixo)

Infelizmente, eu começo essa review com um comunicado triste, João Lindley não caçará mais por essas bandas, ele resolveu se aposentar. Depois de assumir as críticas de Supernatural por várias temporadas, ele chegou ao seu limite e decidiu passá-la para outra pessoa. Eu assumirei as reviews semanais por enquanto, mas abaixo segue um aviso para os interessados em criticar no MMA. Antes de começar a falar dos episódios em si, gostaria de comentar a repercussão do sétimo dessa temporada. Fiquei realmente surpreso pela reação de vocês. Eu considerei um excelente episódio, uma homenagem aos fãs que reclamam que sentem falta das primeiras temporadas, então não entendi porque houve tantas reações negativas.

Aliás, ao contrário das opiniões gerais, eu estou achando essa temporada ótima. Eu sei que não tem comparação com os primeiros anos, mas certamente está sambando na cara dos últimos. Talvez seja porque eu gosto desses episódios mais nonsenses que estão povoando este nono ano. Mas a grande questão é que eu gosto desses episódios absurdos de Supernatural, como o quarto e quinto. Essa temporada tem sido super leve, remetendo aos moldes antigos, e também com uma audiência excelente na TV americana, mostrando que uma décima temporada está mais do que garantida. Espero que a qualidade continue, principalmente depois desse excelente nono episódio, Holy Terror.


Mas vamos começar pelo oitavo, Rock And a Hard Place, que apresentou mais uma trama louca e divertida. Aliás, o vilão desse episódio não foi tão anormal, considerando que nós já lidamos com deuses antes - como naquele divertido episódio com a Paris Hilton. E os motivos deles são sempre os mesmos: não há mais sacrifícios. Não teve muita coisa de especial nesse plot, até porque, ele é totalmente reciclado. Até mesmo a vilã era óbvia. Ou será que alguém não tinha considerado que a rainha do celibato era a devoradora de virgens? Tudo bem. Isso não estragou a graça do episódio.

E se não houve surpresa em torno da identidade da vilã, o que teve de bom? Ora essa, os irmãos Winchesters se tornando virgens novamente. Dá para acreditar em uma coisa dessas? Mais trash impossível. E é claro que o Dean deu um jeito de perder sua virgindade recém-conquistada no próprio episódio. Aliás, toda a fantasia em torno da atriz pornô também foi uma sacada genial. Eu ri bastante com todo esse lance entre eles dois, principalmente o jeito dele depois de descobrir que a menina já havia passado pelos seus pensamentos antes. E o detalhe do espanhol também foi de matar de rir.


Bem, agora pulando para a Mid-Season Finale, confesso que ela foi bem melhor do que eu esperava. Desde o começo macabro com as moças da igreja esquartejando, massacrando e cantando músicas gospel alegremente, até os últimos momentos que certamente irão ficar marcados na cabeça dos fãs da série. Gostei bastante de como o roteiro lidou com o plot do anjo na cabeça do Sam. Desde o começo, essa afirmação de que o Sam estava muito doente para ser curado com rapidez soou muito fraca, principalmente depois que o anjo passou a ressuscitar as pessoas loucamente, como se fosse uma máquina de milagres. Então não é de se estranhar que ele tenha seus próprios motivos.

Só não esperava que tudo se desenrolasse de uma maneira tão interessante. O anjo não é o Zeke, mas sim um que perdeu sua moral perante aos outros anjos. Gostei de toda a construção de seu personagem, contando as consequências depois que a cobra entrou no paraíso que ele deveria estar tomando conta. Não acho que esse anjo seja ruim, mas ele perdeu a fé. Seja em si mesmo ou em Deus, que o manteve aprisionado depois de errar uma vez. Então a proposta do Metatron soa bastante irresistível. E o fato dele ter ido atrás do Kevin, mostra que a tábua é sim importante para destrancar as portas do céu. Crowley mentiu e agora ele provavelmente é o único que pode ajudar.


Mas não podemos esquecer que a situação é muito mais complicada do que parece. Depois de querer manter segredo quanto ao status do seu irmão, Kevin acabou sofrendo as consequências. E, simples assim, ele cai morto no chão, torrado de dentro para fora. Foi uma cena triste e covarde. Certamente doloroso para os fãs do personagem. Os roteiristas da série nunca tiveram problemas em matar os personagens. O problema mesmo é que eles não sabem quando parar. Sempre defendi isso, já que Supernatural está ficando sem coadjuvantes. Mas confesso que a morte do Kevin se encaixou perfeitamente na proposta da trama, o que a tornou ainda mais dolorosa.

Agora, para salvar o Sam, eles terão que negociar com o diabo. Crowley voltará a ser útil dentro da série ao invés de se limitar a um ou dois comentários sarcásticos. Uma vez rei, sempre rei, não é verdade? Aliás, onde está a Rainha do Inferno no meio de toda essa confusão? Que planos diabólicos ela nos reserva para a segunda metade da temporada? Por hora, vamos apenas chorar a morte do Kevin, e comemorar que o Castiel voltou a ter poderes. Estava gostando de suas reações como humano, e ainda acho que ele terá problemas com a graça alheia. Enfim, agora é só esperar Supernatural voltar!

Por último, quero avisar a todos que não há ninguém disponível no Meu Mundo para fazer as críticas semanais de Supernatural e, apesar dos meus esforços, não conseguirei mantê-la no blog por muito tempo. Então a salvação da série fica nas mãos de vocês! Se alguém se interessar em fazer as reviews semanais da série, basta mandar uma crítica do episódio da semana para o meu e-mail (nefferson_2@hotmail.com), que eu retornarei a todos. Boa sorte!
Compartilhe
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Comentários
2 Comentários

Comentário(s)

2 comentários:

  1. Cara, qualé, deixa de lado qualquer serie que for mas não abandona as reviews de Supernatural por favor! Quase vocês perdem leitores por conta desses atrasos e agora uma noticia ruim dessas :(

    ResponderExcluir
  2. So pra avisar que ja saiu o 9x10 e ta top demais, espero que não atrasem por favor, bj

    ResponderExcluir