quinta-feira, 19 de setembro de 2013

[Crítica] Under The Dome - 1x13: Curtains (Season Finale)


A coroação certa ou errada?

Review:
(Spoilers Abaixo)

Bom, vou ter que apelar para o clichê. Eu queria muito poder falar que amei esse final de temporada, MAS, o roteiro pecou - e creio eu, que pela primeira vez. Depois de uma temporada que conseguiu ser 90% excelente, a finale foi boa, porém não conseguiu superar as expectativas. Acho que isso é o resultado de grande parte do descontentamento das pessoas com o episódio. Estava todo mundo muito curioso, muito ansioso pelo que os roteiristas iriam fazer e no final, trouxeram um episódio muito simples. Não que isso seja ruim, sou adepto do pensamento "menos é mais", mas faltou alguma coisa. 

Faltou aquele "Q" de Season Finale, sabe? Entretanto, não vou ter a audácia de dizer que esse episódio foi tão ruim quanto muitos falaram (não que eu esteja "menosprezando" quem achou o episódio ruim, tá?). Eu já disse e volto a repetir - sim, eu realmente adoro soar como um gravador quebrado - que Under The Dome é uma série sobre pessoas. Não adianta querer que a série se torne um pseudo-suspense enrolado (cof Pretty Little Liars cof ~sendo linchado~), uma ficção científica flopada (cof Heroes cof) ou um filme do Vin Diesel. E sinceramente, eu simplesmente AMO uma boa série sobre pessoinhas. E nisso, "De Baixo da Redoma" (apenas pensando na tradução da TNT) se sai muito bem. 

Alguém aí tem coragem de dizer que os personagens da série não são marcantes? Sejam por serem bons, ruins (Big Jim? Junior?), ou no caso de Phil e Linda, tapados ao extremo. Até mesmo Carolyn que passou episódios e mais episódios de luto ficou marcada. Quem me conhece, sabe que eu adoro um bom filme, livro, série, reality show (saudades BBB) ou quadrinho que explore seres humanos em situações extremas. Ver como eles se comportam nessa situação é no minimo, interessante. Ainda mais pra alguém que pensa em fazer Psicologia (nota de edição: desde quando tenho paciência pra ser psicólogo?). Todos os personagens da série terminaram a série de um jeito bem diferente de como começaram, e se tem uma coisa que detesto são séries em que os personagens não se desenvolvem. Barbie, Julia, Junior, Angie, Norrie, e cia, ninguém está do mesmo jeito. Todos estão mudados.


As estrelas rosas (por favor, sendo héteros) estão caindo (ou subindo?) em linha. 

Bom, eu achei que tudo teve um desfecho até que digno. A começar pela trama da monarca que viria a ser coroada. Juro pra vocês que nunca tinha parado pra pensar que o Barbie poderia não ser o monarca. Quer dizer, eu estava tão certo de que ele seria o monarca quanto o Joe e fui pego de surpresa quando vi que Julia tinha sido a escolhida. A grande pergunta que ficou na minha cabeça, é se Julia era a monarca desde o começo ou se ela se tornou a monarca quando optou por pegar o ovo (que continuava fazendo tanto barulho quanto Work Bitch). Sei lá, espero que em algum momento descubram isso. 

Uma coisa que realmente me fez gostar menos dessa finale foi o fato de que o roteiro enfatizou muito o lado ficção científica, tentando trazer algumas respostas, que pra mim, não pareceram tão necessárias. Lógico, as respostas que deram foram coesas e encaixaram perfeitamente com o que foi mostrado até agora. "Alice" aparecendo de novo foi muito bom, e por mim os aliens quem quer que esteja a usando para se comunicar pode usá-la sempre. Mas voltando ao que eu dizia, as respostas foram dignas, mas será que foram necessárias? E convenhamos, que seguindo o estilo Marlene King de ser, essa season finale trouxe mais perguntas do que respostas. Afinal, a redoma está ali para "protegê-los" do quê? Quem são o "nós" que "Alice" menciona? Isso e muito mais só no ano que vem - e gente, já estou com saudades. Porque série boa não pode ter 25 episódios? (nota de edição: porque se tivesse essa quantidade de episódio, a série não seria tão boa).

Ao mesmo tempo, o roteiro ganhou pontos comigo - sim, esse episódio dividiu muito minha opinião - quando escolhe seguir um caminho menos clichê. Ao invés de ceder as chantagens de Big Jim para conseguir o ovo, Julia opta por seguir o conselho da redoma e protege o ovo. Joga-o no lago e aí vemos a magia acontecer. Juro que fiquei esperando B.O.B sair da água cantando "I got the magic in me...", porque né? O capital da CBS indo todo embora em CGI. Confesso que ainda estou entendendo como Angie, Norrie e Joe entenderam que eles tinham que salvar a borboleta de dentro da minirredoma. Tipo, oi? Eles já estão ficando peritos em entender o que a redoma quer que eles façam. Cadê aquela parte de matar o Big Jim mesmo? Saudades Big Jim sendo enforcado no lugar do Barbie. 

Que jeito cretino de terminarem o episódio, né? Quando eu vi que o episódio não ia ter um desfecho propriamente dito e que ia ficar um cliffhanger dos grandes pra termos que esperar até ano que vem o coração na mão. Não adianta espernear, sofrer, fazer mimimi. Só nos resta deixar um lugarzinho guardado para Under The Dome no nosso coração e começar essa Fall, porque agora com a finale da série, significa que finalmente a Fall Season vai começar. A pergunta é: alguma coisa vai superar Under The Dome, ou a série vai manter o status de "melhor novata de 2013"? Obrigado a todos que me aturaram, acompanharam, elogiaram, especularam - quem me xingou eu não vou agradecer por motivos de "não sou obrigado" - e até para aquele anônimo que ficou postando "ALIEEEEEEEENS!11!!!1" em todas 12 reviews que eu fiz da série (esse sim é leitor fiel). No mais, vocês terão que me ler nessa Fall, porque à pedidos, decidi permanecer no blog por mais um tempo ou seja..."Polêmica is coming".

Compartilhe
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Comentários
6 Comentários

Comentário(s)

6 comentários:

  1. "alguma coisa vai superar Under The Dome, ou a série vai manter o status de "melhor novata de 2013"?" KKKKKKKKKK É pra rir né? Esse ano já lançou umas 5 séries melhores que Under the Dome, sem contar as que ainda irão sair.

    ResponderExcluir
  2. Olá você poderia me dizer se terá as criticas da terceira temporada de New Girl?
    obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. New Girl foi retirada da grade. Não tem ninguém para assumir as críticas.

      Excluir
  3. Oiii,sim acredito que são ALIENS como disse nosso amigo anônimo,mas se forem aliens cliechê demais,só acho,adoro Under the dome mas queria saber sobre as criticas de sanving hope,saiu de vez da grade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente Saving Hope também está fora da grade.

      Excluir