domingo, 15 de setembro de 2013

[Crítica] Under The Dome - 1x12: Exigent Circumstances

 

Review:
(Spoilers Abaixo)

Não sei nem como começar essa review, sinceramente, e pela primeira vez, um episódio me deixa completamente sem fala, sem piadinha, sem reação. Estou há quase 30 minutos encarando a tela do computador sem saber o que escrever, isso, depois de ter acabado de assistir o melhor episódio dessa série - está ficando repetitivo dizer isso toda semana, né? Mas o que eu posso fazer? Essa loucura só fica melhor e melhor, e "mais melhor ainda". Todo fim de semana - quando finalmente tenho tempo pra assistir - eu quase tenho um infarto assistindo a série de tão boa. Sabe qual era a minha vontade? De começar a review elogiando o episódio com todas as palavras de baixo calão que existem, porque né? "**** que pariu, mas que episódio do c******, que elenco da *****, essa série é mais que ****!!!!". Mas não pode uma coisa dessas não, isso é um blog familiar (aham, senta lá, Claúdia) e já falam que minha review é sem conteúdo (como se isso fosse um livro do Darwin ou do Freud), imagina o que eu falariam se eu começasse a entoar um monte de palavrões? Mas deixa disso, e vamos do que interessa.

Gente, o que foi esse episódio? Alguém aí consegue definir? Elenco, roteiro, ritmo, estava tudo em perfeita sintonia. A minha reação assistindo fez eu parecer um esquizofrênico. O mais engraçado é que eu tinha acabado de falar com o Nefferson, sobre como a Maxine vai fazer falta, mas pelo visto, Satanás saiu do corpo daquela mulher e entrou no corpo de Big Jim. Gente, mas esse já é o vilão mais odiado atualmente, né? Nunca vi tanta revolta de um fandom como a que Big Jim causa. Tanto nos que leram o livro, como nos que veem (já falei o quanto odeio essa falta de acento da nova ortografia?) a série. O personagem é odiável, detestável, desagradável, insensível, psicótico, doente e mal caráter  Eu queria entrar no elenco só pra bater no personagem até só restar aquela careca dele. Convenhamos que Dodee não era das mais queridas, agora, dizer que a personagem merecia morrer de maneira tão fria e cruel é demais. E o pior, é que se tornou mais um crime pra cima do Barbie.

Barbie esse, que finalmente está assumindo o papel de herói romântico, só espero que ele não fique muito certinho, com aquela imagem de herói perfeito. Eu gostava do tom dúbio do personagem e espero que ainda mantenham parte disso, a série está seguindo as tramas do livro, de uma maneira meio torta, mas só agora percebi isso. Por mais que umas passagens sejam diferentes, elas tem o mesmo teor. E uma dessas tramas é justamente a do Barbie. Espero que eles não caguem no personagem deixando ele abobalhado. 




Mas enfim, o que eu ia dizendo? Ah sim. Big Jim sendo detestável, Barbie se arriscando pra salvar Julia, Angie se arriscando pra ajudar Barbie e Linda e Phil tentando prender Barbie e Angie, sendo facilmente manipulados por Big Jim. Deixa eu abrir um parêntese pra perguntar: existe personagens mais sonsos? Phil e Linda já ganharam o troféu Babacas do Ano. Os dois não fizeram absolutamente nada de útil (a não ser, claro, ajudar o vilão), apenas esperando uma virada nesses personagens, porque né?

Falando nisso, para ajudar Barbie, Angie manipulou Junior, só que agora o personagem está ainda mais perdido que o normal e não sabe o que fazer. Resultado: foi pedir ajuda da redoma. O que será que a redoma vai mostrar pra ele? Não sei. Mas do jeito que essa série consegue ser completamente imprevisível, aposto que vai sambar muito, e esse foi só um dos ganchos que o episódio guardou pra finale. 

Enquanto isso, temos Norrie, Ben (o japinha que tinha sumido há um tempo) Joe e a Carolyn (que finalmente saiu do luto) num plot intenso. Gente, mas Big Jim decidiu mexer com adolescentes da série agora? Nojo eterno dele invadindo o celeiro daquele jeito - tudo porque Dodee abriu a boca e contou sobre a minirredoma antes de SER ASSASSINADA E QUEIMADA. Lógico que Big Jim não conseguiu nada, porque Joe e Norrie levaram a minirredoma para a casa de Ben. Norrie sambou muito, tentou até matar Big Jim. Personagem preferida, apenas/

Agora como comentar aquela sequência final? Big Jim chantageando Dale e levando ele para confessar na frente de todos da cidade, enquanto o ovo da minirredoma ia gerando um som mais agonizante que o novo single da Britney, e fazia a borboleta finalmente sair da crisálida. E quando a borboleta sair do casulo, o monarca será coroado. Agora, como isso vai acontecer? Quem é o monarca? E o que diabos vai acontecer nessa finale? Juro que quando chegou nessa parte do episódio eu já não tinha mais batimento cardíaco, ainda mais quando termina com Barbie se declarando inocente e sambando na cara de todo mundo. O rumo que essa loucura vai tomar é indecifrável, porque todo mundo ali é muito imprevisível.

Esse episódio foi perfeito e soube deixar um clima mais do que tenso para a season finale, e discordo de muitos que falam que a série erra em muitas coisas. Sinceramente, eu não acho. Acho a série acerta bastante e consegue se sair acima da média. Por exemplo, vi muita gente reclamando de atuações, mas até acho que todo mundo está bem convincente em seus papéis. Mas enfim, estou mega ansioso pro próximo episódio. Esperando que a temporada consiga terminar magnificamente, do mesmo jeito que começou e se desenvolveu. E com o puta cenário que foi criado - Barbie e Big Jim de um lado; Linda, Ben, Carolyn, Norrie e Joe do outro; Julia e Angie no hospital (sacada de gênio da personagem se esconder lá) e Junior e a redoma - não espero nada menos que épico. No mais, só posso me desculpar pela demora (eu sei que demoro pra caramba e por mim postava bem antes) e prometo que tentarei postar a review da season finale mais cedo.

Promo (extendida de leves) - 1x13: Curtains

Compartilhe
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Comentários
1 Comentários

Comentário(s)

1 comentários:

  1. Também achei este o melhor episódio da temporada, por enquanto afinal ainda teremos o ultimo..

    ResponderExcluir