domingo, 8 de setembro de 2013

[Crítica] Under The Dome - 1x10/11: Let The Games Begin / Speak Of The Devil


Maximize-se. 

Review:
(Spoilers Abaixo)

Finalmente apareci, eu sei que vocês esperaram, se desesperaram, choraram, xingaram, mas vocês sabem. Loucura definiu minha última semana, projetos paralelos, provas, seminários, enfim, muita acontecendo pra muito pouco tempo. Moral, acabei dando aquela atrasada clichê. Imperdoável, eu sei. Ainda mais quando se tratou dos dois melhores episódios da série, não é? Mas não adianta chorar, ou querer que eu dê a série pra outro alguém da equipe do blog. O que temos pra hoje sou eu. E se preparem pra me aguentar bastante, porque coisa pra falar é o que não falta. Minha semana foi bem agitada, mas nem se compara com os últimos dois dias sob a redoma. 

Meu Deus, quanta coisa aconteceu, certo? É muita correria, é muito tiro, é muito sangue. É muita gente doida, é muito vento, é muito tudo. Só me resta levantar e aplaudir os roteiristas disso, porque né? Completamente necessário. Porque quando um episódio é bom, o episódio é bom. E nada que eu, ou qualquer outra pessoa diga irá mudar isso, agora, quando o episódio é ruim são outros quinhentos. Mas não teve nada de ruim, a não ser, claro, Big Jim. A pessoa mais ruim e detestável que eu já vi nesses anos de seriador. Se é pra matar Big Jim, me chama que eu vou. O personagem nesses dois episódios conseguiu ser tão filha da "mãe", quanto alguém pode ser. 

Ele conseguiu cometer três assassinatos, colocar a culpa em outra pessoa e se sair como vítima da história toda. Me falem, se pode uma coisa dessa? Ainda mais quando ele matou uma das melhores coisas que aconteceu em Under The Dome. Convenhamos, que Max marcou. Veio, sambou muito, chantageou, mas pena que já se foi. Tão rápido quanto apareceu. Mas foi bom, nesse curto tempo que ficou, já deixou saudades. A construção da personagem foi ótima, a história da mãe dela é aquilo que nos comove. Nos faz se identificar com as maldades da vilã. Falando na mãe dela, gente, mas que frieza foi aquela? Na boa, deixar alguém amarrado pra se afogar é cruel. Imaginem o que aquela mulher passou até morrer. Deve ser terrível.

Confesso pra vocês, que essa parte dos episódios, a relação entre Big Jim, Barbie, Linda, Julia e Max me chamou muito mais atenção do que o plot ficção cientifica da série. Adoro uma boa guerra ideológica entre os personagens, Barbie e Big Jim nunca se bateram, mas quando o Barbie se pôs contra ele "oficialmente" sabia que o vereador ia usar seu golpe mais baixo. Culpar Barbie pelos seus crimes, tornar Barbie um psicopata foragido. Confesso que estou esperando esse plot há muito, e adorei que finalmente chegou esse momento. 

Linda continua sonsa e facilmente manipulável, teve horas durante os dois episódios que eu quis sacudir a personagem pra ver se acontecia alguma coisa com aqueles neurônios e ela pensava direito. Quer dizer, ela só faz cagada. Por favor, alguém tira ela e o Big Jim dos seus respectivos cargos. 

Pra fechar essa parte, vemos que Julia finalmente descobriu o segredinho de Barbie. Juro que a personagem ganhou milhares de pontos comigo por ter ficado numa boa com isso. Entendeu toda a situação, e não apelou pro mimimi usual. Pena que Max - DIVA - ficou com ciúmes e atirou na personagem, que agora, está quase morrendo. 



Enquanto isso, o quarteto - quase - fantástico tentava sambar na cara da redoma e entender as mensagens bastante óbvias que a redoma tenta passar. Ah, Junior ser a quarta mão já era esperado e fez sentido, amarrando algumas pontas do roteiro e dando mais uma função pro personagem. Sabe, nem sempre revelações precisam ser chocantes, mas sim, precisam ter sentido. Coerência. E nisso, Under The Dome é mestre, nada é entregado de bandeja, mas também nada é muito absurdo. Isso é um dos melhores pontos da série, eu, particularmente, prefiro perguntas bem orquestradas.

Por exemplo, ao mesmo tempo que dá respostas, a série atiça nosso senso de detetive, colocando justamente o que se passa na nossa cabeça, nos personagens. A borboleta monarca, que não sabemos se é uma alusão à um novo líder (Barbie) ou uma alusão à Angie. E agora, os motivos que "enfureceram" a redoma e causaram aquela tempestade. Foi por causa da saída de Junior do grupo, ou foi por causa do tiro na Julia? Como bem disse Angie, "alguma coisa fez começar, alguma coisa fez parar", e sinceramente estou bem curioso pra saber o quê fez o quê e principalmente porquê.

Estou gostando muito dessa abordagem do tipo: a redoma está cuidando deles e dos eventos que acontecem ali. Será que isso é realmente coisa de alienígenas ou é um castigo divino? Ou será que isso tem haver com o desejo constante dos Estados Unidos de começar a terceira guerra mundial e se trata de uma arma? Um mistério. E pra mim, que ainda não assisti Lost, estou amando esse clima de suspense e curiosidade. 

Bom, mas voltando ao nosso quarteto, finalmente descobriram o que são as tais estrelas rosas. Eram constelações geradas pelo ovo dentro da minirredoma (adoro essa nova ortografia, só que não), que mostraram um ponto onde os jovens deviam encostar na redoma original, moral. Temos a visão de Big Jim, todo furado, e os quatro com facas na mão. Obviamente, Junior ficou chocado com a imagem. Eu também fiquei chocado. Todos ficaram chocados, já que Norrie disse o que estava na boca do povo. A mensagem era clara, eles deviam matar Big Jim. Mas gente, sabem que eu estranhei uma coisa nessa "visão" deles? Tipo, porque diabos o vereador estava rindo? Tinha alguma graça em ser esfaqueado? Convenhamos que existem mais de uma interpretação, e que "matar o vereador" era a mais óbvia. Será que seremos surpreendidos? Hum...O jeito é aguardar a season finale, porque essa reta final já está bombando. Como diria Anitta, "PRE-PA-RA".

Mushu sobre meu atraso.
Compartilhe
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Comentários
3 Comentários

Comentário(s)

3 comentários:

  1. Certo, enviei um e-mail com um pedido de parceria, devido a demora pela resposta entro em contato agora pelos comentários a pedido de que olhe a caixa de entrada do seu e-mail por favor.

    ResponderExcluir
  2. quando acaba a temporada? to cansado de falar "AAAALIEEENSSS" o tempo todo aqui

    ResponderExcluir
  3. Suas criticas são até que boas, porém você demora muito para postar, o 1X12 já saiu a quase uma semana e nem critica tem.
    um pouco mais de agilidade, por favor.

    ResponderExcluir