sexta-feira, 13 de setembro de 2013

[Artigo] Sexta-Feira 13: Do Pior para o Melhor


Did you know a young boy drowned here? He was my son. And today, is his birthday.

É como essa frase clássica do trailer da refilmagem que começamos este artigo especial. É claro que não podíamos deixar passar uma data tão especial. Alguns anos atrás, eu critiquei todos os filmes da franquia - apesar de reconhecer que atualmente elas estão desatualizadas. A grande questão é que Sexta-Feira 13 rendeu uma das maiores franquias de filmes de terror (ao todo são 12). Por isso, nada mais justo do que fazer uma breve análise sobre todos os filmes da saga e organizá-los do pior para o melhor.

Sexta-Feira 13 - Parte 8: Jason Ataca Nova York


Fala sério, né, pessoal. Ao invés de vermos mais uma rodada de excelentes mortes no acampamento, o roteiro tem a brilhante ideia de levar o Jason para a cidade grande. E o pior de tudo é que todo o material de divulgação gira em torno disso, mas a maior parte do filme se passa mesmo em um barco. Junte isso com as mortes super fracas e temos o pior filme da franquia. Pelo menos é impagável ver o Jason andando tranquilamente por Nova York perseguindo os poucos sobreviventes. Mas cadê o grande massacre? Parece que o Jason ficou um pouco obcecado...

Jason Vai Para O Inferno - A Última Sexta-Feira


É fato que os filmes da franquia eram feitos em tempo recorde. Desde o primeiro filme, as sequências saiam com uma diferença de um ou dois anos. Porém, depois do fiasco que foi a oitava parte, os produtores demoraram um pouco mais pensando no que fazer. Infelizmente, eles vieram com uma história ainda mais mirabolante em que o Jason se transforma em uma cobra maldita e fica entrando no corpo das pessoas. Isso é sério, produção? Esse foi o primeiro filme produzido pela New Line, depois de ter comprado os créditos da Paramount. Não foi exatamente um bom começo.

Sexta-feira 13 - Parte 5: Um Novo Começo


Em toda grande franquia de terror, há sempre aquele momento onde os produtores acham que podem seguir um novo caminho, como se os fãs fossem aceitar isso. Depois de vermos o Jason tocando o terror em adolescentes durante quatro filmes, é de se esperar que os fãs tenham se sentido enganados quando deram de cara com uma cópia barata. Esse filme definitivamente não é dos melhores, apesar de surpreender e pelo menos se manter simples.

Jason X


OK, vocês irão falar mal de mim por não ter falado dessa continuação antes. A questão é que esse filme realmente é ridículo. Aliás, é a segunda sequência feita pela New Line. Aparentemente, eles não sabem fazer um comum simples com uma grande matança em um acampamento. Apesar dos pesares, tenho vergonha de admitir que gostei desse filme. Tudo bem que ele é ridículo em toda a sua essência, mas o mais interessante é que ele sabe disso. O tema é extremamente trash e o enredo não poupa o espectador com cenas ainda mais mirabolantes. Além do mais, esse filme provavelmente é o que tem a maior quantidade de mortes da série.

E o que dizer do Jason 2.0 Renascido do Inferno? Gente, ele virou um cyborg, todo possuído na tecnologia e matança. Curiosamente, havia uma sequência sendo planejada para esse filme e continuaria logo depois do desfecho, com o Jason matando jovens na Terra 2. Não seguiu em frente porque foi um fracasso de bilheteria. Podemos culpar as pessoas por fugir disso? Não! Enfim, uma piada.

Sexta-Feira 13 - Parte 7: A Matança Continua


Voltamos para o tradicional... Não, espera. Esse filme tem uma protagonista com poderes de telecinéticos (!!). Apesar desse detalhe, até que essa sequência não fez feio. Mas não chega aos pés de outros bem melhores que a franquia já apresentou. Afinal, muitas pessoas já sobreviveram ao Jason e elas nem tinham poderes.

Freddy vs. Jason


Esse filme foi uma verdadeira febre na época do seu lançamento. Melhor do que Jason matando adolescentes, é ele competindo com outro grande ícone do terror. A história ligando esses dois ícones é convincente e o filme entrega exatamente aquilo que estávamos ansiando: Jovens drogados morrendo brutalmente. E claro que não podemos esquecer da briga entre os dois no final do filme. Apesar do sucesso, uma sequência nunca foi feita, apesar de cogitarem colocar o Ash (de The Evil Dead) no enredo. Recentemente, o criador de Chucky disse que seria muito interessante um crossover entre o brinquedo assassino e o Freddy Krueger. Preciso de mais crossovers!

Sexta-feira 13


Esse é o grande clássico que deu origem a tudo. Vocês devem estar se perguntando porque ele não está entre as primeiras colocações, mas acontece que, apesar do respeito, confesso que gosto mesmo é de ver o Jason matando adolescentes em tela. Não quero tirar os méritos do filme, é claro, mas a franquia ficou muito maior nas futuras sequências. Mais ousadia e violência.

Pamela ficaria orgulhosa.

Sexta-Feira 13 - Parte 3


A final girl desse filme é uma das mais amadas pelos fãs da franquia. O filme é de fato divertido. Há boatos, no entanto, de que a protagonista morreria no final, mas que o desfecho foi mudado, já que sempre tem que haver uma sobrevivente nos filmes do Jason. Seria muito sem graça se todos morressem, não é verdade?

Sexta-Feira 13 - Parte 2


Gosto dessa sequência porque além de cumprir o seu papel, ela também acrescenta à franquia em si. Temos mais uma rodada de mortes violentas e uma protagonista esperta que, em uma cena clássica, finge ser a mãe do Jason (essa jogada também foi apresentada no remake). Enfim, essa segunda parte é um grande complemento ao original e continua a história do Jason de forma digna.

Sexta-feira 13 (Remake)


Eu sei que muitas pessoas detestaram o remake. De fato, apenas a palavra "remake" causa repulsa em muitas pessoas. Porém, eu considero essa refilmagem um dos melhores filmes da franquia. O roteiro volta ao básico e apresenta um Jason ágil e caçador. Muitos ficaram indignados com o Jason correndo, mas eles se esquecem que o Jason corria nos primeiros filmes da franquia e só passou a ter essa fama depois de volta a vida como uma espécie de zumbi.

Esse remake, aliás, faz um misto entre os quatro primeiros filmes da franquia original. Ninguém realmente queria ver um filme onde a mãe do Jason estaria matando adolescentes, certo? Além do mais, isso não seria surpresa para ninguém, o que já tiraria toda a graça. Porém, felizmente, o roteiro resume a participação da Pamela em uma abertura muito interessante. Não podemos esquecer também que o Jason começa com um saco na cabeça e encontra sua máscara que lhe deu fama.

Gosto muito da refilmagem. Ela representa exatamente o que devemos esperar de um filme da série. E também há algumas mortes surpreendentes, que definitivamente fogem do clichê esperado.

Sexta-feira 13 - Parte 6: Jason Vive


Essa sequência marca o retorno de Tommy, um dos personagens mais marcantes da franquia. Depois de matar o Jason na quarta parte, ele volta ao cemitério para se certificar que ele ainda está lá. Infelizmente, é justamente essa atitude que o traz de volta. Assim como a quarta parte, esse filme tem algumas das melhores mortes da franquia. Realmente violento e insano. Os personagens também são carismáticos, em especial o casal de protagonistas.

Sexta-Feira 13 - O Capítulo Final


Clássico dos clássicos. O filme em que Jason deveria descansar no inferno para sempre. Não importa quantas vezes o Jason morra, essa sempre será sua morte mais épica de todas. Esse é um filme violento, com personagens icônicos e que marca o fim de uma era para o vilão. Até porque, ele supostamente teria sobrevivido durante os últimos três filmes. Depois dessa quarta parte, ele se tornou o "Jason Zumbi", que tem aquele estilo sobrenatural. Simplesmente insuperável!


E vocês, pessoal? Qual a ordem da lista de vocês? Sou fã dos filmes da franquia, então ainda torço para que Jason retorne aos cinemas em uma nova sequência. Agora que os direitos foram vendidos novamente, é bem possível que Jason volte a mutilar adolescentes nos cinemas nos próximos anos. Só espero que eles mantenham o clima simples. Nada de poderes, espaço ou cobras satânicas. Apenas o bom e velho Jason com o seu facão e alguns jovens drogados incapazes de salvar suas vidas.

Compartilhe
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Comentários
5 Comentários

Comentário(s)

5 comentários:

  1. Apesar de adorar o Jason, nunca fui um grande fã dos filmes (prefiro mais o Freddy), mas eu concordo com quase toda essa ordem das sequencias, só acho que Freddy vs Jason devia estar mais na frente

    ResponderExcluir
  2. Pra mim, só colocaria o "parte 6" em primeiro, "capítulo final" em segundo e o "parte 3" em terceiro. No mais, muito boa a lista.

    ResponderExcluir
  3. A lista ficou boa. Mas eu colocaria o Parte VI em primeiro, capitulo final em segundo, e o Parte III em terceiro.

    ResponderExcluir
  4. Adorei ler que o que comentaram da parte VI. Sempre foi e sempre será o meu favorito.

    ResponderExcluir
  5. Amo o remake...porque nunca assisti os outros! Mas vou assistir agora!
    Valeu pelas dicas

    ResponderExcluir