domingo, 23 de junho de 2013

[Crítica] Game of Thrones - 3x10: Mhysa (Season Finale)


Reverenciem a mãe da liberdade.

Review:
(Spoilers Abaixo)

Já tem bastante tempo desde que a Season Finale de Game of Thrones foi exibida e a review só saiu hoje, semanas depois. Infelizmente houve um problema com o blogger, que comeu minha postagem. A crítica do último episódio dessa terceira temporada já havia sido lançado, mas acabou sumindo. Eu só fui perceber nesse final de semana, quando me alertaram. Desculpa a demora para quem não conseguiu ver o primeiro rascunho, fiquei muito chateado com o acontecido. Porém, bola para frente e, como costumam dizer, antes tarde do que nunca. Quem está preparado para se despedir novamente?

Como tem bastante tempo que eu tinha visto o episódio, tive que assistir novamente para voltar a escrever um novo texto. Apesar de ter sido um ótimo episódio, não consegue chegar aos pés do anterior. Certamente, o penúltimo episódio dessa temporada figura entre os melhores, mais sangrentos e chocantes episódios de todos. O massacre já aconteceu há bastante tempo, mas ainda fico chocado só de pensar nas cenas. Tenho certeza que esse é o efeito na maioria dos fãs da série, que foram pegos desprevenidos, assim como a morte trágica de Ned Stark na primeira temporada. Sendo assim, é considerável que essa Season Finale serviu apenas para abrir terreno para o próximo ano, já que não teria sentido mostrar outro banho de sangue.

Os produtores já disseram que o terceiro livro será dividido em duas temporadas (essa e a próxima). Quem leu (ou procurou pelos spoilers) sabe que ainda há muitas fatalidades por vir e que esse elenco desse ser ainda mais reduzido. Esse episódio reservou a maior parte do tempo aos Lannisters. É impressionante como os Lannisters conseguem se manter em pé, ao contrário dos Starks, que vêm sendo dizimados e separados desde o começo da série. Esse último episódio serviu para unir ainda mais a família, com Jaime se juntando à sua irmã, Cersei. O que será que vai acontecer com sua relação com a Brienne? Espero que eles continuem a evoluir juntos.

Essa Season Finale também apresentou uma conversa sincera entre a Cersei e o Tyrion. Apesar de viverem em pé de guerra, eles sempre têm essas conversas entre si e eu dou o maior valor para esses diálogos. Cersei é considerada uma verdadeira bitch fútil, mas com algumas poucas palavras ela consegue crescer ao se apresentar como uma mãe que ama seus filhos. Acredito que seu conselho em relação à Sansa tenha sido o mais verdadeiro possível. Aliás, terá o Tyrion chances com a jovem Stark? Pode parecer bizarro, mas eu torço que ele consiga conquistar o coração dela. No começo desse episódio já deu para perceber que eles estão se dando bem. Seria como uma releitura do clássico A Bela e a Fera. Porém, antes que eu sonhe demais, sei que a série é morte guerras e mortes, então não esperarei nada menos dela.

Destaque para as cenas envolvendo a pequena Arya. Além de ser minha Stark favorita, ela está se mostrando cada vez mais forte. Depois de quase ter conseguido reencontrar sua mãe e irmão, ela viu seu mundo virar de cabeça para baixo. É até irônico ver quão perto ela esteve deles. Como já tinha dito nas críticas anteriores, gosto muito da dupla que ela forma com o Cão de Caça. Ele é muito mais interessante que o grupo anterior que ela estava. Nesse episódio, Arya matou o seu primeiro homem e foi tão perspicaz quanto aqueles que esfaquearam sua família. Cão de Caça a ajudou e, provavelmente, a tornará uma guerreira melhor na próxima temporada. Mal posso esperar para ver!

Deixei por último - assim como o próprio enredo - o momento "mãe de todos" da Daenerys. Ela realmente é grande merecedora do Trono de Ferro. Será muito sem graça se outra pessoa vencer no final de toda essa batalha. Ela é a Rainha das Massas, trazendo esperança para todos. Ela é nascida da tormenta. Não queima no fogo. Mãe dos dragões, dos escravos e dos Imaculados. Agora, seria muito indigno se, quando ela estiver quase conseguindo vencer todos, um warg acabe controlando seu dragão e virando-o contra ela. Já estou torcendo pela morte de todos os wargs para não ter jeito disso acontecer (e isso inclui o Bran). Enfim, a última cena dessa temporada não foi chocante como as anteriores, mas certamente fez a maioria se arrepiar com seu poder. Desde já, ansioso para a quarta temporada.
Compartilhe
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário