domingo, 26 de maio de 2013

[Crítica] Grimm - 2x21/22: The Waking Dead / Goodnight, Sweet Grimm (Season Finale)

"In Your Head, In Your Head
Zombies, Zombies, Zombies, hey, hey
What's In Your Head? In Your Head
Zombie, Zombie, Zombie
Hey, hey, hey, hey, uow, uow, uow"

Review:
(Spoilers Abaixo)

Gente, pode isso? Um final de temporada mais do que satisfatório, não? Definitivamente Grimm se encontrou. Tivemos uma temporada de altíssimo nível, com apenas dois episódios mais ou menos, que foram tão insignificantes que não comprometem de jeito nenhum a temporada. Eu fiquei surpreso, e acredito que todo mundo que acompanhou essa temporada também ficou. Ninguém esperava isso, os roteiristas se soltaram, aprenderam como lidar com as limitações de um procedural mas sem deixar de lado a mitologia da série, que só cresceu. Mas não vou ficar repetindo o que eu venho falando desde a reta final da temporada passada. Vamos logo falar dos dois últimos episódios da temporada, que podem não ter trazido nenhuma grande reviravolta, mas com certeza samba na cara da sociedade com sua cena final. Não acredito que teremos que esperar quatro meses até a série voltar...Ainda mais com aquela sacada ousadíssima dos roteiristas no final do episódio. 

Enfim, vamos começar pela trama de Adalind, que apesar de excelente, é a que está sendo desenvolvida mais lentamente e paralelamente com os outros acontecimentos. Fiquei boquiaberto com a loucura dessa história, quer dizer, primeiro foi a Old Hexenbiest toda trabalhada na magia negra e na poção polissuco. Primeiro eu pensei que isso fosse ser uma daquelas tramas que iriam se arrastar. Mas pelo visto, Adalind e a Cigana/Macumbeira estavam alguns passos na frente da Bruxa Véia. Adorei a sequência da Véia achando que estava arrasando na cara de todos e acabou tomando no...Né? Adalind como sempre sambando nas nossas, cara. E agora? Será que ela vai precisar de mais o quê além do coração de uma Hexenbiest? Alguém quer apostar comigo de que vai ser preciso o sangue do Grimm que tirou os poderes dela, pra completar a restauração dos poderes dela?! É aquele tipo de clichê que a gente ama falar mal, mas no fundo adora. Espero que a personagem tenha mais destaque temporada que vem, por favor. Mais cenas dela nua. Aprovo. E não sei até onde podemos confiar nessa Cigana. Acho que até a página 2 e olhe lá. 

Enquanto isso, Eric decidiu sair de Viena e foi fazer ponta lá em Portland. Pra mim, ficou bem claro que o Eric é só mais um peão nesse lance da busca das chaves. Aquela ligação que ele recebe do pai dele foi bem suspeita, e pra mim, o personagem só faz o que o "Papa" manda. Afinal, como diz o ditado, "manda quem pode, obedece quem tem juízo". Aposto que o personagem não vai viver muito tempo e a sua morte vai culminar, claramente, na aparição de Papai Renard. Que pra mim, vai ser o grande vilão dessa loucura. A questão que fica, é de que lado Renard vai ficar. Ele pareceu ficar bem balançado com a proposta safada que seu irmão fez. E a gente sabe que algumas pessoas só querem ser aceitar, será que o nosso Capitão é uma dessas pessoas?

Sabem o que eu queria mesmo que coroasse o final dessa temporada? Renard sambando nas nossas caras. Aquele momento em que vemos Nick encurralado pelo Cracher-Mortel, eu fiquei torcendo pro Sean aparecer e temos uma reviravolta onde ele que seria o verdadeiro chefe do Cracher, é o que eu teria feito se estivesse roteirizando a sério. Mas infelizmente, ainda não sou eu que roteirizo essa loucura, quem sabe um dia, né? Continuando, posso dizer que já amei esse Cracher-Mortel? Foi um dos melhores vilões que a série apresentou. E ainda escolheram um ator decente - o que é raro em Grimm - que simplesmente acertou em cheio no tom do personagem. A mitologia e os poderes do mesmo também são interessantes e renderam uma abordagem nova pra um tema já batidinho. A especialidade da série é essa, colocar algo que já conhecemos dentro da atualmente excelente mitologia da série.


Falando em mitologia, Juliette FINALMENTE está mostrando a que veio. Foram duas temporadas pra personagem acordar pra vida. Até eu aplaudi quando ela disse: 

- O caralho que você vai me excluir dessa porra de novo!

Já estava na hora dela começar a participar dessa loucura. Acho que agora já não resta segredos na série, né? Todo mundo sabe de todo mundo. O legal foi ver Juliette contracenando com Bud, Monroe e Rosalee. As cenas dela vendo eles em woge pela primeira vez foram ótimas. E só contribuiu pra que ela se tornasse nova integrante da turminha nessa finale. E é bom ver ela se acertando com o Nick, lógico, ela tomou naquele lugar - já me excedi na cota de palavras de baixo calão - porque terminou o episódio presa num carro, com vários zumbis em volta. É querida, vai ter que se acostumar com a loucura.

Enquanto isso, Hank voltou a ser o avulso que sempre foi. Primeiro tiram ele da reta final, aí trazem o personagem de volta, só que o mesmo está aleijado. Ou seja, oi? Cadê coerência? Enfim, aí começam a usar esse fato pra deixar o personagem ainda mais de lado. Quer dizer, qual a importância dele nessa finale? Podia ter morrido. Por mim Wu já podia assumir o lugar dele, porque pelo menos, o Wu é engraçado. 

Mas não, claro que quem morreria seria o protagonista da série, porque né? Ousadia define esses roteiristas. Quando eu saquei o que estava para acontecer, amei e depois odiei. Porque acaba que ninguém vai morrer, já que não vão realmente deixar Nick morto por muito tempo. Quero só ver como vão desenrolar isso temporada que vem. E claro, o sucesso de Grimm nessa temporada foi muito merecido, não é a toa que a série se firmou como uma das maiores audiências da NBC. Vamos torcer pros roteiristas estarem ainda melhor na próxima temporada, e que entre algum personagem novo, porque né? E lógico, ansiedade pra ver como Rosalee, Monroe e Juliette vão se virar pra escapar dos zumbis e trazer o Nick de volta. No mais...


Virei fã desses roteiristas depois dessa. E vocês o que acharam dessa temporada de Grimm? Nos vemos Fall que vem, e quem ainda não assiste a série, corre pra ver. Pode até ser pela Record

Os roteiristas depois dessa Season Finale...

Compartilhe
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Comentários
1 Comentários

Comentário(s)

1 comentários:

  1. Perfeita, estou muuuuuuuuito ansioso pra temporada que ve,

    ResponderExcluir