sábado, 1 de setembro de 2012

[Listas] 5 Livros favoritos

Tá eu sei que vocês vão pensar "Ué, a bicha vai falar sobre livros?"



SIM, irei falar essa semana sobre livros. Em uma conversa com o chefe, ficamos comentando sobre muitos gays não curtem a ideia de LER. Mas claro, num geral, INFELIZMENTE no país a literatura é pouco valorizada. As pessoas preferem esperar que seus livros virem filme, ou então, série. Vocês tem muitas ai que são derivadas de livros, e sinceramente, poucas pra mim deram certo. Na minha opinião, claro.

Hoje em dia é tudo muito fácil. As pessoas preferem pronto, elas compram livros e pulam pro final, não há mais aquela vontade de devorar livros. Um grande exemplo disso é as "frases prontas" que circulam pelo facebook. Que derivam do orkut e myspace. Só que pra mim, em 2006 ainda tudo era novidade, postar uma frase VERDADEIRA de algum livro que a pessoa REALMENTE tinha lido de Clarice Lispector era hype. E mega hype. E sorry aí mas eu era cool. Sou até hoje, mas prefiro o anonimato.

Então, pensando sobre tudo isso, poderia escolher os 20 melhores, mas os 5 que eu mais gosto e já li DIVERSAS vezes, precisava compartilhar com você que passa sempre por aqui.

Bora?

5. Máquina de Pinball - Clara Averbuck



Camila é uma das protagonistas mais non sense que eu já conheci. Quer dizer, sempre tem na vida real, mas na ficção, Camila consegue se superar. Ela se acha a melhor de tudo e todas. Não tem medo de se arriscar, vai levando a vida naquele eterno "sexo, drogas e rock'n roll". E claro, isso acaba mostrando o quão vazio pode ser o humano. Recomendo, Clara é ótima e seu primeiro livro é realmente o retrato de uma geração vazia, non sense, e enigmática. E ao mesmo tempo, nos levando pro movimento beat.

4. O Cortiço - Aluísio de Azevedo



Não quero parecer cult ou então "nossa, ele lê escritores antigos". LEIO sim. E esse eu li no ensino médio, aquela loucura de "ai, vai cair no vestibular, lê, lê e lê". Mas aí penso: Nossa como uma putaria dessa pode cair no vestibular? Ser considerada como NOSSA, A LITERATURA. Sim, e é ótimo. E caiu em 2007 no meu primeiro vestibular HAHAHA. Mas enfim, ele é todo étnico e em 2012 li novamente. João Romão acabou se tornando um mito pra alguns, exemplo pra outros. Se você não leu, corre ler. Vale a pena!

3. Mar De Dentro - Lya Luft



Lya Luft é aquele tipo de autora que AMA mesmo o que faz. Ela ama escrever, criar e ela consegue, coisa que poucos autores conseguem, que é levar o leitor a viajar mesmo nas suas histórias. Isso me excita. Li muitos dela, mas "Mar De Dentro" me deixa emocionado. A cada capítulo suas memórias vão sendo exploradas e sendo trazidas a ficção de uma forma extraordinária. FANTÁSTICA. Vai lá, compra, baixa, faz algumas mas lê Lya Luft. Vale a pena, bebê!

2. Memórias De Uma Gueixa - Arthur Golden



Já li milhares, milhares de milhares de vezes. Sério. E cada vez que eu leio eu vejo algum detalhezinho básico que não havia percebido na primeira leitura. Claro, vocês vão achar que li por causa do filme. Não, vi o filme bem depois e mesmo o roteiro ter sido diminuído e MUITO, e ao mesmo tempo conseguir mostrar um pouquinho do que Arthur quis mostrar tanto sobre cultura, sexualidade, amor, romance, vilãnias, tudo se encaixou em um contexto que todos se apaixonaram e correram ler o livro. O livro é ótimo, e toda vez eu choro com o final. Arthur consegue passar a imagem de uma infância sofrida e ao mesmo tempo, uma infância onde aquela menina sofrida, vendida, conseguiu sentir amor. E coragem pra passar o tanto de loucura que ela passou. Compre e leia. LEIA!

1. As pessoas dos livros - Fernanda Young



Fazem 7 anos que não escondo meu amor por Fernanda Young. E não dá pra esconder. Ela é uma puta autora. Uma puta roteirista. E uma puta apresentadora. Eu a amo, sérião! E Amanda, a protagonista, é de longe, uma puta escritora. Depois de ler esse livro, você fica horas pensando, voltando, relendo tudo, pensando como tudo pode ser real. E é real. Amanda traduz o sentimento de um escritor da melhor forma possível. Os conflitos. O difícil caminho que é publicar um livro. O difícil caminho de manter uma única história, com conflitos e defeitos. Poderia citar tantos outros, mas de todos, o meu preferido é esse. O primeiro livro dela que eu li.

Curtiu? Derrama ali sua listinha de melhores livros ou os que você mais gosta de ler. É a mesma coisa? Então hahahahaha :P.

Então se não gosta de ler, vai lá e lê porra. Você vai escrever melhor, visualizar o mundo BEM melhor e claro, o lobo mau vai dizer que vai te comer melhor. E isso de uma forma ou outra, vai ser bacana. Só não me venham citar Once Upon a Time porque me frustra. Pra mim o lobo mau sempre vai ser homem, beleza?

Ótimo final de semana pra todos que passam por aqui.

bêj.

Mateus Bonez resenha aos sábados.
Compartilhe
  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...
Comentários
10 Comentários

Comentário(s)

10 comentários:

  1. Gente Veronika Decide Morrer deve ta cagada, só pode UHSHAUSHASUHASUAHSUASHASUH' U.U

    ResponderExcluir
  2. ADOREi Teteu, preciso urgentemente ler Memórias de Uma Gueixa, já vi o filme diversas vezes e me apaixonei, com certeza o livro é melhor, como acontece em toda adaptação.

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHAHHAA Adoro Veronika, quer dizer, ODEIO. Principalmente por causa do final. QUE MERDA É AQUELA? Li o livro BEM antes de virar adaptação também, mas curti a adaptação. Tirando alguns furinhos né kkkk como sempre kkk mas Paulo Coelho também é bom, kkkkkkk quer dizer.

    ResponderExcluir
  4. Memórias é divino. Não vai se arrepender. Do começo ao fim, do fim ao começo. O trajeto todo é apaixonante e viciante. Quando comprei o livro na primeira vez, levei 1 semana e meia lendo. Aí minha irmã catou, comprei a 2ª edição, uma "amiga" emprestou e até ontem não devolveu, quem sabe hoje. Aí consegui a 3ª. OWN. Esse ninguém bota a mão. Já li várias e várias vezes. Mas como disse, o final mexe comigo. Eu choro toda vez OWNNNN.

    Lov u Lindodley e Luiiiiiiiiii!

    ResponderExcluir
  5. Só eu que nao gosto de literatura brasileira? Sério, de todos os livros que tentei ler, não gostei de nenhum, e a maioria dos outros "não faz meu gênero". E não adianta falar que eu não gosto de ler, pq esse ano li uns 14 livros, sendo nenhum brasileiro e não tive nenhuma decepção.

    Se eu fosse fazer essa lista só teria literatura estrangeira.

    PS: Eu também não gosto dos filmes/séries/músicas brasileiras. Não consigo ver, não gosto! Acho que eu não deveria ser brasileiro. '-'

    ResponderExcluir
  6. Douglas, eu também sou meio assim. Mas me identifiquei com os livros do Jorge Amado e agora estou apaixonado por literatura brasileira. \o

    ResponderExcluir
  7. As memorias de uma gueixa <3

    ResponderExcluir
  8. "Só eu que nao gosto de literatura brasileira? Sério, de todos os livros que tentei ler, não gostei de nenhum, e a maioria dos outros "não faz meu gênero". E não adianta falar que eu não gosto de ler, pq esse ano li uns 14 livros, sendo nenhum brasileiro e não tive nenhuma decepção.

    Se eu fosse fazer essa lista só teria literatura estrangeira.

    PS: Eu também não gosto dos filmes/séries/músicas brasileiras. Não consigo ver, não gosto! Acho que eu não deveria ser brasileiro. '-'"

    FAÇO SUAS AS MINHA PALAVRAS DOUGLAS, LITERALMENTE.

    ResponderExcluir
  9. Eu adoro ler,e geralmente assisto primeiro o filme e depois pego o livro,acho que as pessoas tem preguiça de ler e acabam perdendo um dos melhores habitos que existe.Essa é a minha listas:

    1-Amor de Perdição
    2-Descanse em Paz meu Amor
    3-O Escaravelho do Diabo
    4-Dom Casmurro
    5-A Escrava Isaura

    ResponderExcluir
  10. vcs são lindos isso q importa hahaha <33

    ResponderExcluir