Especial

Foto:

[Crítica] O Homem das Sombras


Direção: Pascal Laugier
Ano: 2012
País: EUA/ UK/ França
Duração: 92 minutos
Título original: The Tall Man

» Será distribuído pela Califórnia Filmes, direto em DVD, com o título O Homem das Sombras. Não é exatamente a tradução fiel do título original (algo como O Homem Alto), mas foi uma escolha inteligente dentro da proposta da história, além de ser mais chamativo comercialmente.

Crítica:

O medo assume uma nova forma.

Não é surpresa para ninguém que eu sou grande fã da Jessica Biel. Acompanho a atriz desde o lançamento do remake de O Massacre da Serra Elétrica. Quando soube que ela estava envolvida em um novo filme de terror, eu logo me empolguei. E as surpresas não paravam por aí! Pascal Laugier, aclamado por Martyrs (que eu infelizmente ainda não assisti), estava contratado não só como o diretor, mas também assinava o roteiro. É óbvio que eu fiquei empolgado, mas o material de divulgação não ajudou muito o longa, na minha opinião. Por este motivo, eu fiquei meio que com um pé atrás. Mesmo assim, eu iria conferir de qualquer jeito. Resultado? Veremos...

A história gira em torno de uma cidade pequena, onde diversas crianças têm desaparecido misteriosamente, sem deixar qualquer rastro. Há uma lenda na cidade sobre o "Homem Alto", que está envolvido diretamente com os desaparecimentos. Quando mais uma criança é raptada, sua mãe, Julia, vai atrás do Homem Alto, desesperada. Com todas as suas forças, ela terá que descobrir um jeito de encontrar o seu filho, antes que o mesmo desapareça para sempre, assim como os outros. Em paralelo, somos apresentados a uma garota, que parece saber mais do que as outras, sobre o assunto.

UAU! Eu estou sem palavras. Sinceramente, eu demorei algumas horas, desde que assisti, organizando as idéias na minha cabeça. Sabe aqueles filmes que nos deixam confusos e não sabemos nem ao menos o que falar sobre eles? Então, este é o caso. Continuando a linha de raciocínio que deixei aberta no primeiro parágrafo, devo dizer que não me decepcionei. Para falar a verdade, eu me surpreendi. Comecei a acompanhar o filme, achando que ele seria um de jeito, mas o roteiro acaba nos apresentando uma situação completamente diferente. Acho que ninguém irá se preparar para isso. Definitivamente.

Não estou falando de uma reviravolta final, deixando todos de boca aberta. A grande loucura na trama acontece antes mesmo da metade do filme. Tenho certeza que todos ficarão de boca aberta, tentando ver se entendeu direito. E o diretor faz um ótimo trabalho na direção, nos apresentando algumas cenas frenéticas, onde não tem espaço para respirar. Curiosamente, a primeira metade do filme é muito mais frenética que a segunda. Geralmente, este tipo de filme começa lento e vai aumentando a ação com o passar dos minutos. Este, não. Temos uma verdadeira quebra na trama, fazendo-a mudar completamente de rumo.

Uma coisa é certa: metade das pessoas irá detestar a reviravolta e irão preferir que o filme tivesse continuado sem surpresas, de uma forma linear. Mas, na minha opinião, a reviravolta é o que causa o choque no espectador e destaca esta produção das demais. O final ácido e inesperado, ainda nos faz pensar na própria sociedade e uma tentativa obscura para a resolução de alguns problemas. Eu achei muito interessante, ainda mais com a narração tocante que o filme se encerra.

Quero destacar a ótima atuação de Jessica Biel. Ela esteve fantástica no papel. E me atrevo a dizer que este foi um dos personagens mais difíceis que ela já encarou. Mesmo assim, Biel não esteve mediana em momento algum. Ela sempre brilhou, principalmente na segunda metade, onde uma nova camada de profundidade foi requerida. Jodelle Ferland (Terror em Silent Hill) também esteve ótima, sua atuação, apesar de não ter sido tão incrível quanto a de Biel, merece todo o destaque. Enfim, este é um filme super interessante, que foge do lugar comum, nos apresentando uma trama original, cheia de reviravoltas. Muitos não irão gostar, mas acredito que a grande maioria aprovará.


Trailer Legendado:

Comentário(s)
16 Comentário(s)

16 comentários:

  1. AONDE Q VC ASSISTIU? QUEIRA MUITO VER ESSE FILME ! SOU FÃ DA JESSICA E A JODELLE

    ResponderExcluir
  2. http://www.telona.org/the-tall-man-hdrip-xvid-rmvb-legendado/

    ResponderExcluir
  3. Nussa... já tem uma semana que estava doido pra ver a esse filme, e depois dessa crítica então, vou assistir AGORA.

    Depois volto para comentar!

    MarkynhO'z

    ResponderExcluir
  4. Agora que vc disse que é diferente do esperado eu fiquei com medo de assistir, pq eu tô esperando para ver esse filme a muito tempo, espero que eu goste!

    ResponderExcluir
  5. Eu estou completamente passado com este filme, não foi bem o que eu imaginava, mas achei muiiito bom... Realmente me surpreendeu bastante!

    MarkynhO'z

    ResponderExcluir
  6. VANESSA VASCONCELOS24 de agosto de 2012 22:59

    DOIDA PRA VER ESSE FILME, AMANHÃ SEM FALTA ASSISTIREI ELE,E TBM ADORO A JESS. AGORA SÉRIO QUE VC AINDA NÃO ASSISTIU MARTYRS? É DEMAIS,MAIS AO MESMO TEMPO É TRISTE E PERTURBADOR,NÃO É TODO MUNDO QUE GOSTA,MAIS COMO NOSSOS GOSTOS SÃO PARECIDOS TENHO CERTEZA QUE VC NÃO IRÁ SE ARREPENDER

    ResponderExcluir
  7. Assistam O Segredo da Cabana, melhor filme de terror do ano até agora.

    ResponderExcluir
  8. Nao indico pra ninguém! Esse filme é uma merda.

    ResponderExcluir
  9. Com certeza você vai adorar Mártires, porque se mudar alguns detalhes aqui e ali, você acabou de fazer uma crítica deste filme francês. Mártires possui pelo menos três grandes reviravoltas no roteiro que vão te deixar boquiaberto, e possui o mesmo ritmo descrito por você na crítica de Tall Man: começa de forma arrebatadora e frenética, e antes da metade do filme, assume um tom de suspense com um ritmo cadenciado, mas não menos impressionante.

    Por sua crítica, certamente assistirei Tall Man. Vlw.

    ResponderExcluir
  10. A propósito as crianças estão vivas ou mortas? Para onde foram levadas? Quem era o homem alto no final que conversou com uma mulher oferecendo dinheiro?
    Muita confusão e questionamentos?
    Alguém entendeu???assisti ontem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As crianças estão vivas. O homem alto era o marido da Julia ( Jessica Biel). O que entendi é que eles sequestravam as crianças ( que viviam em famílias desestruturadas) para dar uma melhor vida a elas.

      Excluir
  11. O melhor filme de suspense que já assisti, super inteligente!!!

    ResponderExcluir
  12. O filme é ótimo, eu entendi, e olha que estava dormindo,passou em corujão 1/12/18, quando acordei, vi que a TV ainda tava ligada,o filme já estava na partem em que Júlia tenta salvar o "filho" de um furgão....ou seja, eu peguei da metade praticamente...só em vê-la no desespero tentando salvar a criança,fez com que eu achasse o plot Twist muito foda.O brasileiro tem problemas com esses enredos com plot Twist, tão acostumados a coisas lineares, é igual ao plot Twist da novela A Favorita que tanta gente detestou, o brasileiro passou a novela toda achando que a Patrícia Pillar era uma santa injustiçada e que a Claúdia raia era a vilã... finalmente uma novela diferente, sem ser aquela coisa linear, definida, onde todo mundo já sabe quem é bonzinho,quem é o vilão...e vou logo falando, até pq não existe spoiler depois de 6 anos do lançamento do filme, quem não assistiu depois de 6 anos, azar....o assunto é muito complexo, pois mesmo com o plot Twist, eu nao consigo ver a Jéssica Biel como true vilã,porém me lembrou a situação de uma prima minha, que a anos queria adotar uma criança,por não poder ter filhos, em um hospital público ela conheceu uma mãe muito pobre, que vivia em situação semelhante a mãe do garotinho do filme, ela estava disposta a dar a criança pra minha prima criar, porém no último instante, o pai impediu, disse que não daria, minha prima até argumentou, "mas o senhor já tem 3 filhos, todos vivendo em situação precária",o pai respondeu..." sei que não tenho dinheiro, que passo por muita dificuldade, mas quero criar todos os meus filhos"...então não foi daquela vez que minha prima conseguiu adotar uma criança...como perdi o começo do filme, não sei se já é mostrado de cara que a sociedade lá estava desestruturada, pais bêbados espancando mães, na frente das crianças...isso faz a gente até pensar, Julia tá fazendo um favor pra essas crianças...mas será que é certo se tirar uma criança de uma família desta forma??sequestrando??pra mim só é justificado se tirar uma criança de uma família, se a mesma não se esforça para dar alimento, saúde segurança, coloca em risco a vida dos filhos, maltrata a criança,e não estou falando de dar palmada na bunda, tô falando de espancar....lembram do garoto "rei da matemática" que todo mundo ria dos vídeos dele no YouTube?? O garoto tinha problema metal, a mãe sumiu e abandonou o menino na casa cheia de lixo acumulado,encontraram ele a dias sem comer, deitado sem forças no sofá...nesse tipo de situação, sou favorável sim ao que é feito pela personagem Julia e seu marido.

    ResponderExcluir
  13. O filme não tem o que entender, mas tem muito o que se discutir. Pq por mais que seja uma sociedade desestruturada, sequestro é sequestro, por mais que eu viva em dificuldade, quero ter o direito de criar o meu filho.Porem qual o limite deste direito??

    ResponderExcluir